Cerundolo, nº 335 do mundo, é campeão no Córdoba Open

O jovem argentino Juan Manuel Cerundolo, de apenas 19 anos, viveu um verdadeiro conto de fadas na última semana. Sendo apenas o 335º do mundo e vindo do torneio qualificatório, ele derrotou todos que enfrentou para se tornar o campeão do Córdoba Open 2021.

Na final deste domingo, 28/01, Cerundolo completou sua sequência de vitórias ao derrotar o espanhol Albert Ramos-Vinolas por 2 sets a 1, com parciais de 6/0, 2/6 e 6/2, em 01h53min de jogo.

Até o início desta semana, Cerundolo havia disputado apenas 14 partidas no circuito ATP Challenger Tour, registrando 7 vitórias e 7 derrotas. Mas nesta semana, ele eliminou nove jogadores, dentre eles dois cabeças de chave, o nº 3 Miomir Kecmanovic, da sérvia,  e o brasileiro nº 7 Thiago Monteiro e seu compatriota e amigo Federico Coria.

Juan Manuel Cerundolo - Campeão Córdoba Open 2021 (divulgação ATP Tour)
Juan Manuel Cerundolo – Campeão Córdoba Open 2021 (divulgação ATP Tour)

No jogo do campeonato, enfrentando contra Ramos-Vinolas, cabeça de chave nº 5, Cerundolo atuou como um veterano no set de abertura, assumindo o controle do jogo logo no início da disputa e seguindo, até liquidar a parcial, sem dar qualquer chance ao adversário.

Mas no segundo set Ramos-Vinolas se recuperou, se posicionou na quadra para fechar os ângulos que Cerundolo tão bem utilizava em suas devoluções para chegar ao empate.

Na terceira parcial, o espanhol saiu na frente marcando 2-0, mas com o apoio da torcida local, Cerundolo se reencontrou para vencer seis pontos consecutivos e conquistar o sonhado título do torneio ATP 250.