Notícias

Rafael Matos e Felipe Meligeni estão na final do Córdoba Open

O gaúcho Rafael Matos e o paulista Felipe Meligeni Rodrigues Alves conquistaram outro grande resultado nesta sexta-feira. Eles garantiram vaga na final do torneio Córdoba Open ao venceram a dupla formada pelo alemão Dominik Koepfer e pelo português Joao Sousa, por 2 sets a 1.

Está é apenas a terceira competição do circuito ATP Tour que Matos e Meligeni disputam. Não obstante a pequena bagagem de ambos em torneios da elite do tênis masculino mundial, eles demonstraram muita determinação para bater a experiência de Koepfer (que aos 26 anos já ocupa a 71ª colocação no ranking de simples e a 308º em duplas) e Sousa (de 31 anos, especialista em duplas e que ocupa a 77ª posição no Ranking ATP), registrando as parciais de 7/6(0),6(5)/7 e 10-6.

Matos e Meligeni, que ocupam, respectivamente, a 131ª e a 123ª posições no Ranking ATP de duplas, enfrentam na final deste domingo, o time formado por Romain Arneodo, de Mônaco, de 28 anos e 102º no ranking mundial e pelo francês Benoit Paire, de 31 anos e 98º colocado no Ranking ATP.

O jogo

O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio entre as duas equipes, que seguiram confirmando todos os seus saques até o décimo segundo game. O único break point da parcial surgiu em 6/6, favorecendo o time germano-português, mas Matos e Meligeni escaparam ilesos do perigo. Apesar da equilibrada disputa até aquele momento, no tiebreak a situação se modificou completamente. A dupla brasileira assumiu o controle do desempate, não permitindo que seus adversários marcassem um único ponto para liquidar o set e sair à frente na luta pela vaga na final.

O jogo seguiu equilibrado por todo o segundo set. Os brasileiros disputaram dois match points mas não conseguiram convertê-los em seu favor. Mais uma vez a solução da parcial seguiu para o tiebreak e só foi definida no último jogo de serviço, com vitória de Koepfer e Sousa.

No desempate a equipe germano-portuguesa saiu na frente, marcando o primeiro ponto. No entanto, os brasileiros intensificaram seu jogo para conquistar seis pontos consecutivos, abrindo vantagem em 6-1. E isto foi suficiente para que Matos e Meligeni se mantivessem à frente até o final do super tiebreak e garantissem a vaga para a primeira final da parceria no circuito ATP Tour.

Felipe Meligeni

Felipe Meligeni Rodrigues Alves ocupa, atualmente, a 233ª posição no Ranking ATP de simples e a 123ª posição no Ranking ATP de duplas. Em 2016, no circuito juvenil, chegou a ser o 34º tenista do mundo, bem como conquistou o título de duplas juvenil do US Open de 2016 em conjunto com o parceiro Juan Carlos Aguilar.

Rafel Matos

Rafael Matos está classificado como 510º no Ranking ATP de simples e ocupa a 131ª colocação no ranking de duplas. Em 2014, Rafael Matos e o compatriota João Menezes foram vice-campeões da chave juvenil de duplas do US Open. Nos circuitos ATP Challenger e ITF, ele detém quatro títulos e um vice-campeonato de simples, enquanto nas duplas, ostenta três títulos de e um vice-campeonato.