Notícias

Ashleigh Barty e Hsie Su-Wei – Nº 1 do Mundo 2020

A WTA liberou a classificação final de 2020 após uma temporada ao redor de 14 países e regiões, num total de 27 eventos já que a pandemia impactou o tour. Ashleigh Barty e Hsieh Su-Wei terminam o ano em primeiro lugar nos rankings de simples e de duplas, respectivamente.

SÃO PETERSBURGO, FLÓRIDA, ESTADOS UNIDOS – A WTA divulgou a classificação final de 2020 após um tour que incluiu três Grand Slams e três eventos WTA 125K Series, em uma temporada marcada pela pandemia de COVID-19.

Tradicionalmente, os rankings e classificações da WTA são baseados nos resultados das 16 melhores partidas individuais e 11 melhores partidas nas duplas disputadas por uma atleta durante o período de 52 semanas. Como a temporada de 2020 sofreu uma pausa em março devido á pandemia de COVID-19, os rankings WTA foram congelados, permitindo que os pontos de classificação se estendessem a um período superior às tradicionais 52 semanas, assim, a posição das jogadoras no ranking não se alteraria devido à esta suspensão.

Neste sistema, a posição da jogadora no ranking foi composta por seus 16 melhores resultados no individual e 11 melhores resultados nas duplas baseado nos pontos por ela conquistados entre março de 2019 até dezembro de 2020 incluindo: o “Better of 2019 and 2020”, pontos conquistados nos eventos do Tour-level e do Grand Slam.

Ashleigh Barty – nº 1 do mundo – Ranking de Simples

Ashleigh Barty – Atleta de Simples – Nº 1 do Mundo 2020 – Ranking de Simples (divulgação WTA Tennis)

A australiana Ashleigh Barty terminou o ano como a No.1 do mundo na classificação WTA de final de ano pela segunda vez seguida, repetindo o feito de junho de 2019, fazendo com que permanecesse no topo do ranking por 50 semanas. Desde a temporada de 2019, Barty chegou a sete finais, conquistando dois de seus maiores títulos em Roland Garros e no Shiseido WTA Finals Shenzhen de 2019. Tendo iniciado a temporada erguendo o troféu em casa no Adelaide International e jogando semifinais consecutivas nos torneios Australian Open e Qatar Total Open (Doha).

Hsieh Su-Wei – nº 1 do mundo – Ranking de Duplas

Hsieh Su-Wei – Nº 1 do Mundo 2020 – Ranking de Duplas (divulgação WTA Tennis)

Hsieh Su-Wei da chinesa Taipei chegou a No.1 do mundo no ranking de final de ano da WTA nas duplas pela primeira vez em toda sua carreira, chegando a 26ª semana não consecutiva como a tenista No.1 nas duplas. Jogando com Barbora Strycova, que termina o ano como No.2, a dupla chegou a cinco finais nas duplas nos torneios em 2020, conquistando os títulos no Brisbane International, Dubai Duty Free Tennis Championships, Qatar Total Open (Doha) e Internazionali BNL d’Italia (Rome). Elas também terminaram como vice-campeãs no Australian Open.

Temporada 2020

Apesar da limitada quantidade de jogos nesta temporada, o WTA Tour produziu inúmeros momentos memoráveis destacando-se o surgimento das novas estrelas e campeãs do Grand Slam, Sofia Kenin e Iga Swiatek, competidoras dominantes de talento consolidado como Simona Halep and Naomi Osaka, e retornos inspiradores das já veteranas no torneio, Victoria Azarenka, Kim Clijsters, Tsvetana Pironkova dentre outras.