Notícias

Swiatek derrota Pliskova, conquista o troféu e ascende ao Top10

Swiatek é a primeira a ser coroada campeã em Roma com um duplo 6/0

A polonesa Iga Swiatek conquistou o título do torneio Italian Open neste domingo ao impor uma massacrante derrota à sua oponente, Kaolina Pliskova, da República Checa. Ela venceu a nº 9 do mundo com dois expressivos 6/0 como parciais.

Swiatek perdeu apenas 13 pontos no total e enfrentou apenas dois break points contra ela enquanto conquistava o terceiro título de simples da carreira em apenas 46 minutos de jogo. O resultado garante, ainda, à polonesa de apenas 19 anos figurar entre as 10 melhores do mundo na próxima edição do Ranking WTA.

Foi a primeira vez que o WTA 1000 de Roma foi decidido com um duplo 6/0 desde sua primeira edição em 1930. O inédito resultado parece ter sido a combinação de um ótimo dia para Swiatek, que jogou focada, agressiva e arrojada e um péssimo dia para Pliskova, que parecia muito lenta, até letárgica. A checa não conseguia antecipar as jogadas da polonesa e, por volta da metade do segundo set, parecia já ter desistido da partida devido à demora em reagir aos golpes de Swiatek.

A polonesa registrou 17 winners e apenas 05 erros não forçados ao longo da partida. Ela venceu cinco dos seis games de serviço sem permitir que Pliskova marcasse um único ponto.

Karolina cometeu seis duplas faltas durante a partida e somente conseguiu marcar mais de um ponto em dois games de serviço. Ela chegou a ameaçar o saque de Swiatek em 3/0, quando conquistou dois break points em 15-40 e 30-40 e salvou apenas dois dos oito break points que enfrentou.

Para chegar ao título Iga Swiatek passou pelas americanas Alison Riske e Madison Keys nas duas primeiras rodadas. Em seguida ela venceu Barbora Krejcikova, da República Checa, nas oitavas de final e, no sábado, eliminou Jelena Ostapenko e Cori Gauff em rodada dupla pelas quartas e semifinal.


Assista a seguir ao compacto do jogo entre Iga Swiatek e Karolina Pliskova.