Notícias

Na estreia, Djokovic supera o jogo agressivo do jovem Rune

O sérvio nº 1 do mundo levou um susto no segundo set, mas conseguiu superar a estreia em Nova Iorque

Novak Djokovic iniciou sua campanha ao quarto título do Grand Slam da temporada com uma vitória por 3 sets a 1 sobre o dinamarquês, Holger Vitus Nodskov Rune, na partida válida pela primeira rodada do torneio US Open 2021.

Djokovic atingiu 55 winners (incluindo 16 aces), mas cometeu incríveis 30 erros não forçados. O sérvio, que salvou um dos três break points que enfrentou durante a partida, converteu 85 por cento de seu primeiro serviço e quebrou o saque de seu adversário oito vezes para confirmar sua vitória, registrando as parciais de 6/1, 6/7(5), 6/2 e 6/1 em 02h16min de jogo.

O sérvio saiu na frente ao vencer o primeiro set em apenas 26 minutos, conquistando duas quebras do serviço dinamarquês no segundo e sexto games.

Na segunda parcial, o jogo agressivo do jovem dinamarquês de apenas 18 anos surpreendeu Djokovic, que viu Rune abrir 3/0 em apenas 12 minutos. Mas o sérvio manteve a calma para vencer quatro games consecutivos e assumir a liderança por 4/3. No oitavo game, Rune quebrou o serviço de Djokovic pela segunda vez e, logo em seguida, confirmou seu saque para inverter o placar em seu favor marcando 5/4. Na continuação, ambos os competidores confirmaram seus saques empatando a parcial em 6/6. No tiebreak Rune largou na frente, abrindo rapidamente 4-0 e se manteve na liderança até liquidar o tiebreak por 7-5.

No terceiro set, Djokovic conquistou a primeira quebra no quarto game para abrir 3/1. Mais à frente, já em desvantagem por 2/4, Rune começou a sentir a dores nas pernas, precisando recorrer inclusive a atendimento fisioterápico na quadra. Com muita dificuldade para sacar e se movimentar, Rune viu Djokovic quebrar mais uma vez seu serviço e vencer a parcial.

No último set, com Rune ainda sentindo muitas dores nas pernas e sem conseguir se movimentar com a mesma desenvoltura dos dois primeiros sets, Djokovic venceu cinco games consecutivos em apenas 18 minutos. Mesmo em desvantagem por 5/0, Rune finalmente conseguiu confirmar seu serviço no sexto game, mas não conseguiu impedir que o sérvio liquidasse a partida ao sacar no game seguinte.

Em sua primeira competição do Grand Slam, o dinamarquês 145º do mundo passou pelo torneio qualificatório perdendo apenas um set no caminho. Em seguida, marcou sua estreia na chave principal com um grande jogo contra ninguém menos que o nº 1 do mundo. Apesar do resultado negativo ao final da partida, a impressionante performance de Holger Rune encontrou reconhecimento em Djokovic e no público presente: enquanto deixava a quadra, ele foi aplaudido de pé por todos os presentes.

Com a vitória desta terça-feira, Novak Djokovic avança à segunda rodada do Major americano. Ele enfrentará em seguida o holandês Tallon Griekspoor, que derrotou, de virada, o alemão Jan-Lennard Struff, registrando 2/6, 7/6(3), 4/6, 6/4 e 7/5.