Notícias

Stefani e Pigossi disputam o bronze em Tóquio

A dupla brasileira tem chances reais de superar a maior conquista olímpica do tênis brasileiro

As paulistas Luisa Stefani e Laura Pigossi não conseguiram superar a dupla formada pelas suíças Belinda Bencic e Vitorija Golubic na partida pelas semifinais das Olimpíadas de Tóquio. Na partida pelas semifinais disputada nesta quinta-feira, a equipe suíça avançou para a final depois de vencer as brasileiras por 2 sets a 0, registrando as parciais de 7/5 e 6/3 em 01h37min.

As brasileiras abriram 4/0 no primeiro set, mas em seguida viram as suíças se recuperarem para vencer três games consecutivos. Na continuação, depois de mais uma confirmação do serviço brasileiro em 5/3, Bencic e Golubic conquistaram mais quatro games seguidos, vencendo o primeiro set em 53 minutos.

Na segunda parcial, que foi marcada pelo equilíbrio entre os dois times, Stefani e Pigossi tiveram duas chances de abrir vantagem no terceiro game, mas não conseguiram converter nenhuma das duas oportunidades de quebra. No sexto game as paulistas conseguiram se recuperar de 0-40 salvando três break points e, logo em seguida, ainda evitaram a quebra mais uma vez. Mas nada conseguiram fazer para evitar que as suiças convertessem a quinta oportunidade marcando 4/2 no placar. Ao final, bastou que Bencic e Golubic administrassem a vantagem para liquidar a partida três games depois.

O resultado desta quarta-feira garante a Luísa e Laura a disputa pela medalha de bronze com as russas Veronika Kudermetova e Elena Vesnina, que foram derrotadas pelas tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova, por 6/3, 3/6 e 10-6.

Qualquer que seja o resultado do confronto pelo terceiro lugar, Luisa Stefani e Laura Pigossi entrarão para a história com o melhor resultado alcançado pelo tênis feminino nacional em Olimpíadas até agora. Por outro lado, se conquistarem o bronze, serão lembradas pela melhor classificação do tênis nacional (masculino e feminino) de todos os tempos, superando Fernando Meligeni que chegou à quarta colocação em Atlanta1996.

Vitorija Golubic (esq) e Belinda Bencic (divulgação WTA Tennis)
Vitorija Golubic (esq) e Belinda Bencic (divulgação WTA Tennis)

Em busca da medalha de ouro olímpica, Belinda Bencic e Vitorija Golubic enfrentam em seguida a dupla formada por Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova, da República Tcheca. As tchecas são as favoritas da competição olímpica, mas a equipe suíça conta com a nº 12 do mundo, Belinda Bencic, que vem embalada no torneio de simples onde conquistou uma das vagas na semifinal.