Notícias

Definidas as semifinais de simples feminino em Tóquio

Bencic enfrentará Rybakina, enquanto Svitolina encara Vondrousova

Nesta quarta-feira, 28/07, foram disputados os confrontos das quartas de final da chave de simples feminino nas Olimpíadas de Tóquio. Belinda Bencic, Elena Rybakina, Elina Svitolina e Marketa Vondrousova conquistaram as quatro vagas na semifinal que será disputada na próxima quinta-feira, dia 29/07.

Os confrontos serão os seguintes:

Belinda Bencic X Elena Rybakina

A suíça Belinda Bencic avançou às semifinais depois de vencer a russa Anastasia Pavlyuchenkova por 6/0, 3/6 e 6/3 em 02h14min de jogo.

Belinda Bencic (divulgação WTA Tennis)
Belinda Bencic (divulgação WTA Tennis)

No primeiro set, a suíça nº 12 do mundo não tomou conhecimento da presença da russa: ela venceu todos os seis games em apenas 25 minutos. Na continuação do jogo, Pavlyuchenkova reagiu e disputou cinco break points, alcançando a vitória na segunda parcial depois de converter três deles. Apesar disso, Bencic iniciou o desempate com uma quebra do saque russo, repetindo o feito no nono game para liquidar o jogo e avançar em busca do ouro olímpico.


Elena Rybakina (reprodução Instagram)

Sua adversária nas semifinais, Elena Rybakina, derrotou em sets diretos a espanhola ex-nº 1 do mundo, Garbine Muguruza.

A atleta do Cazaquistão salvou o único break point que enfrentou e quebrou o serviço de sua adversária em três oportunidades para superar Muguruza, registrando as parciais de 7/5 e 6/1 em 01h34min.

Elena Rybakina e Belinda Bencic fazem a primeira semifinal na quinta-feira, quando inauguram o histórico de confrontos entre as duas atletas do Top 20. Apesar de não terem se enfrentado anteriormente, a suíça nº 12 do mundo leva ligeira vantagem sobre Rybakina, uma vez que traz na bagagem quatro títulos de simples e dois de duplas, enquanto a cazaquistanesa 20ª colocada no Ranking WTA ostenta dois títulos de simples em seu currículo.


Elina Svitolina X Marketa Vondrousova

Para chegar às semifinais olímpicas, Elina Svitolina, da Ucrânia, superou a italiana Camila Giorgi numa partida que teve 01h32min de duração e terminou com a vitória por 6/4 e 6/4 da ucraniana.

Elina Svitolina (reprodução Instagram)
Elina Svitolina (reprodução Instagram)

Svitolina converteu 76 por cento de seu primeiro serviço, mas teve seu saque quebrado em duas oportunidades. Por outro lado, Giorgi cometeu 36 erros não forçados contra apenas 27 da ucraniana. Ela também perdeu quatro dos seus saques, apesar de ter saído ilesa na disputa de outros sete break points.

Marketa Vondrousova, da República Tcheca, também alcançou as semifinais depois que a espanhola Paula Badosa foi forçada a se retirar ao final do primeiro set, visivelmente debilitada por causa do intenso calor.

A espanhola disputou um longo primeiro game, confirmando seu saque depois de salvar dois break points. Ela ainda venceu os dois games posteriores para abrir 3/1 no placar, mas Vondrousova reagiu vencendo os cinco últimos games para liquidar a parcial por 6/3.

Ao final do set, Badosa solicitou atendimento médico na quadra, mas mesmo assim não teve condições de continuar na disputa. Ela precisou deixar a quadra em uma cadeira de rodas.

Com a desistência de Paula Badosa, Marketa Vondrousova avança às semifinais onde enfrenta Svitolina. Está será a quinta vez que Svitolina e Vondrousova se enfrentam. Até agora a ucraniana tem um saldo de três vitórias contra apenas uma derrota para Vandrousova nas quartas de final em Roma no ano de 2020.