Notícias

Simples feminino em Tóquio chega às quartas de final

A Espanha sai em vantagem com as jogadoras Muguruza e Badosa com chances de classificação

Ao final da terça-feira no Japão, ficaram definidos os confrontos das quartas de final da chave de simples feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O time espanhol tem mais chances de medalha, já que emplacou duas atletas, Garbine Muguruza e Paula Badosa, na quartas.

Além da Espanha, continuam com chances de medalha as equipes do Cazaquistão, da Itália, Ucrânia, Suíça e República Tcheca. Também o Comitê Olímpico Russo conquistou uma das vagas com a vitória de Anastasia Pavlyuchenkova.

A configuração dos confrontos é a seguinte:

Anastasia Pavlyuchenkova X Belinda Bencic

A russa Anastasia Pavlyuchenkova, 18ª colocada no Ranking WTA, conquistou sua vaga nas quartas de final ao vencer a espanhola Sara Sorribes Tormo, registrando as parciais de 6/1 e 6/3 em 01h31min de jogo.

Anastasia Pavlyuchenkova (reprodução Instagram)
Anastasia Pavlyuchenkova (reprodução Instagram)

Com um primeiro serviço forte e eficiente (ela converteu 85%), Pavlyuchenkova não encontrou problemas para superar Sorribes Tormo, perdendo apenas um saque no segundo set.

Sua adversária nas quartas de final, a suiça Belinda Bencic, venceu de virada a campeã de Roland Garros 2021, Barbora Krejcikova, por 2 sets a 1, com as parciais de 1/6, 6/2 e 6/3 em pouco menos de duas horas (01h54min).

Belinda Bencic (reprodução Instagram)
Belinda Bencic (reprodução Instagram)

As duas jogadoras já se enfrentaram seis vezes no circuito profissional feminino, tendo a suíça vencido quatro partidas, enquanto Pavlyuchenkova triunfou em duas oportunidades.

Elena Rybakina X Garbine Muguruza

Elena Rybakina (reprodução Instagram)

Elena Rybakina, do Cazaquistão, garantiu sua presença nas quartas de final ao derrotar a croata Donna Vekic por 7/6(3) e 6/4, em uma partida que teve a duração de 01h42min.

Rybakina conseguiu sobreviver ao difícil primeiro set, com uma vitória por 7-3 no tiebreak. Na segunda parcial ela perdeu o primeiro serviço, mas devolveu a quebra imediatamente. Ao assumir o serviço em 4/3, a cazaquistanesa acelerou para vencer os três últimos games e sacramentar sua vitória.


Garbine Muguruza (reprodução Instagram)

Em outro lugar, a espanhola nº 9 do mundo, Garbine Muguruza, derrotou Alison Van Uytvanck por 6/4 e 6/1.

Muguruza enfrentou um primeiro set complicado, já que perdeu um de seus saques e ainda precisou salvar três break points antes de confirmar sua vitória. Mas em compensação, a segunda parcial foi toda sua: ela venceu cinco games consecutivos para garantir sua vaga nas quartas de final.

Na próxima fase do torneio olímpico, Elena Rybakina e Garbine Muguruza se enfrentam em busca de uma vaga nas semifinais.

Elina Svitolina X Camila Giorgi

A ucraniana cabeça de chave nº 4, Elina Svitolina, precisou se recuperar da derrota no primeiro set para vencer a grega Maria Sakkari, por 2 sets a 1.

Elina Svitolina (reprodução Instagram)
Elina Svitolina (reprodução Instagram)

 Svitolina converteu 77 por cento de seu primeiro serviço e quebrou o serviço grego cinco vezes. Ela também salvou seis dos dez break points que enfrentou durante a partida, derrotando Sakkari com as parciais de por 5/7,6/3 e 6/4 em 02h41min de jogo.

Enquanto isso, sua adversária nas quartas de final, a italiana nº 61 do mundo, Camila Giorgi, garantiu sua vaga ao superar a Top 10 Karolina Pliskova (7ª no ranking mundial) por 6/4 e 6/2 em apenas 76 minutos.

 Camila Giorgi (reprodução Instagram)
Camila Giorgi (reprodução Instagram)

Paula Badosa X Marketa Vondrousova

Paula Badosa (reprodução Instagram)

A segunda espanhola a conseguir vaga nas quartas de final foi Paula Badosa, que derrotou a argentina Nadia Podoroska por 6/2 e 6/3.

Depois de um primeiro set tranquilo e com uma vantagem 5/1 na segunda parcial, Badosa não conseguiu converter cinco match points no sétimo game e viu sua adversária reduzir a diferença para 3/5. Mas foi só o que a argentina conseguiu, já que a espanhola venceu o nono game para confirmar sua vitória depois de 01h24min.


Marketa Vondrousova (reprodução Instagram)

Marketa Vondrousova, da República Tcheca, conquistou a vitória mais impactante do dia ao derrotar em sets diretos a cabeça de chave Naomi Osaka, registrando as parciais de 6/1 e 6/4.

Vondrousova praticamente não encontrou resistência por parte da japonesa nº 2 do mundo. Ela praticamente atropelou Osaka no primeiro set. A japonesa então ensaiou uma reação abrindo 2/0 na segunda parcial, mas não conseguiu sustentar seu serviço no quarto e no décimo games cedendo a vitória à tcheca.

Por uma vaga nas semifinais, Badosa e Marketa Vondrousova tem encontro marcado nesta quarta-feira, na quadra 4 do Ariake Tennis Park.