Notícias

Time Olímpico Brasileiro enfrenta dura estreia em Tóquio

Stefani e Pigossi avançam, enquanto Menezes, Monteiro, Demoliner e Melo deixam a competição

O tênis brasileiro enfrentou uma duríssima rodada de estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Jogando na chave de simples, os nºs 1 e 4 do Brasil, Thiago Monteiro e João Menezes, enfrentaram, respectivamente, o alemão Jan-Lennard Struff e o croata Marin Cilic. Nas duplas, as paulistas Luisa Stefani e Laura Pigossi lutaram contra as canadenses Gabriela Dabrowski e Sharon Fichman. No time masculino, o gaúcho Marcelo Demoliner e o mineiro Marcelo Melo encararam a dupla croata nº 1 do mundo, formada por Mate Pavic e Nikola Mektic.

Luisa Stefani e Laura Pigossi

Stefani e Pigossi avançaram à segunda rodada da competição olímpica, depois que derrotaram Dabrowski e Fichman por 7/6(3) e 6/4 em 01h33min de um jogo muito equilibrado (confira em Stefani e Pigossi estreiam em Tóquio com vitória).

Com o resultado, a dupla brasileira continua na disputa em busca da primeira medalha olímpica do tênis brasileiro.

João Menezes X Marin Cilic

Joao Menezes e Thiago Monteiro (reprodução Instagram)
Joao Menezes e Thiago Monteiro (reprodução Instagram)

O mineiro de Uberaba, João Menezes, que está classificado como 217º no Ranking ATP, enfrentou o croata nº 36 do mundo, Marin Cilic. Apesar da recuperação de Menezes no segundo set e de ter protagonizado uma reação espetacular no terceiro set, foi Cilic quem venceu o confronto registrando as parciais de 6/7(5), 7/5 e 7/6(7) em 03h24min de jogo.

Menezes saiu em vantagem no equilibrado primeiro set, ao vencer a parcial no tiebreak por 7-5 depois de 65 minutos.

Na segunda parcial, Menezes saiu em vantagem ao quebrar o serviço de Cilic no sétimo game, mas o croata não desistiu do jogo e devolveu a quebra em dobro, no 10º e 12º games.

No set de desempate, o jogo parecia decidido quando Cilic assumiu o saque com 5/0 no placar. Mas Menezes que ainda acreditava na vitória, deu início a uma estrondosa reação: ele quebrou o serviço croata ao converter o quinto break point e venceu mais cinco games em sequência para reverter a vantagem em seu favor. No 12º game, Menezes chegou a sacar para o jogo em 40:30, mas não conseguiu confirmar seu serviço permitindo que o croata chegasse ao empate por 6/6. No tiebreak, Menezes salvou dois match points em 5-6 e 6-7, mas conseguiu impedir que Cilic vencesse por 9-7 para fechar a partida e garantir sua vaga na segunda rodada.

Na próxima fase, Marin Cilic enfrentará o espanhol Pablo Carreno Busta que venceu o americano Tennys Sandgren por 7/5 e 6/2.

Thiago Monteiro X Jan-Lennard Struff

Thiago Monteiro (reprodução Instagram)
Thiago Monteiro (reprodução Instagram)

O cearense Thiago Monteiro, atual 95º do mundo, enfrentou o alemão Jan-Lennard Struff, 48º colocado no Ranking ATP em uma partida onde o equilíbrio foi a tônica entre os adversários. Apesar disso, Struff garantiu sua vaga na segunda rodada ao superar Monteiro por 2 sets a 0.

Struff registrou oito aces e quatro duplas faltas, enquanto Thiago atingiu seis aces sem cometer nenhuma dupla falta. O alemão salvou os três break points que enfrentou e quebrou o serviço brasileiro duas vezes para confirmar sua vitória com as parciais de  6/3 e 6/4 em 01h16min.

Jan-Lennard Struff enfrentará a seguir o sérvio Novak Djokovic, que derrotou o boliviano Hugo Dellien com um duplo 6/2 como parciais.

Melo/Demoliner X Pavic/Mektic

Marcelo Melo (esq) e Marcelo Demoliner (reprodução Instagram)
Marcelo Melo (esq) e Marcelo Demoliner (reprodução Instagram)

Sem dúvida alguma o maior desafio no caminho da equipe olímpica brasileira eram os croatas Mate Pavic e Nikola Mektic, a dupla nº 1 do ranking mundial na atualidade. Apesar disso, Marcelo Melo e Marcelo Demoliner jogaram de iguais para iguais com Mate e Pavic, mas acabaram superados por 2 sets a 0 pelos croatas.

Apesar da vitória croata, qualquer uma das duas equipes poderia ter conquistado a vitória na equilibrada partida pela primeira rodada do torneio olímpico. No primeiro set, a vitória croata só ocorreu no tiebreak, por 8-6. Melo e Demoliner abriram 5-0 no desempate, mas viram Mate e Pavic se recuperarem para marcar 6-5 e, quatro saques depois, liquidarem o tiebreak por 8-6, garantindo assim a vaga na segunda rodada.

Mate Pavic e Nikola Mektic enfrentam na próxima fase da competição os vencedores do confronto entre os espanhois Pablo Andujar e Roberto Carballes Baena e os italianos Lorenzo Musetti e Lorenzo Sonego.