Notícias

Osaka acende a pira olímpica e dá início aos Jogos de Tóquio

A japonesa nº2 do mundo entra para a história como a 1ª tenista a desempenhar o ato que simboliza o início das competições

No encerramento da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, coube a Naomi Osaka a honra de acender a pira olímpica e dar início às competições.

Tetra campeã do Grand Slam e primeira tenista a conquistar um título Major em seu país, a japonesa de 23 anos vem se destacando nas quadras e fora delas. Negra, filha de haitiano e japonesa, vivenciou o preconceito racial dentro de seu pais natal. Mas vivendo nos Estados Unidos desde muito nova, passou a ser voz ativa na luta contra o racismo.

Além de Naomi, Petra Kvitova, Jelena Ostapenko e Veronica Cepede Royg desfilaram como porta bandeiras de seus países.

Estreias Brasileiras

Time Olímpico Brasil (reprodução Instagram)

Ainda hoje, às 23 horas, os tenistas da delegação brasileira entram em quadra em busca da primeira medalha olímpica do tênis nacional.

O mineiro João Menezes e o cearense Thiago Monteiro, são os primeiros atletas de simples a entrar em quadra no Ariake Tennis Park.  O nº 1 do Brasil, Monteiro, enfrentará o alemão Jan-Lennard Struff, enquanto Menezes encara o croata Marin Cilic.

Em seguida, Laura Pigossi e Luisa Stefani estreiam contra a dupla canadense Gabriela Dabrowski e Sharon Fichman. Finalmente, nas duplas masculinas, Marcelo Demoliner e Marcelo Melo encaram o maior desafio do torneio olímpico de tênis, ao enfrentarem a dupla nº 1 do mundo, os croatas Nikola Mektic e Mate Pavic.