Notícias

Gabriela Cé é vice-campeã em Charleston

A nº 2 do Brasil chegou a liderar o confronto por um set mas permitiu a virada e ficou com o 2º lugar

Na final do torneio ITF / W60 de Charleston, a gaúcha Gabriela Cé não conseguiu superar a grega Despina Papamichail, que venceu o a partida por 2 sets a 1 para reclamar o troféu do evento W60 americano.

Papamichail precisou se recuperar da derrota no primeiro set e de uma desvantagem de 1/2 no segundo set para superar a brasileira. Ela salvou um dos seis break points que enfrentou durante a partida e quebrou o serviço de Cé em seis oportunidades, antes de confirmar sua vitória com as parciais de 1/6, 6/3 e 6/3 em 02h26min de jogo.

Gabriela iniciou bem a partida, ela rapidamente abriu 4/0 de vantagem no primeiro set. A grega conquistou uma quebra de saque no quinto game, mas não conseguiu manter seu serviço na sequência cedendo a vitória à brasileira.

Na segunda parcial, as duas adversárias trocaram quebras até o quarto game, mas a partir deste ponto Papamichail assumiu o controle do jogo para vencer três games consecutivos e fechar o set dois saques depois por 6/3.

No desempate, a jogadora grega saiu na frente com 2/0, depois de tomar o saque brasileiro no primeiro game. Na sequência ela continuou na liderança até o nono game, quando quebrou o serviço de Cé pela última vez para fechar o jogo e reclamar a coroa do torneio americano.

Gabriela Cé, que disputou a segunda final da temporada 2021, estava em busca de seu primeiro título desde 2018. Além do troféu pelo vice-campeonato e da premiação em dinheiro, a gaúcha de 28 anos receberá ainda 49 pontos válidos para o Ranking WTA e, por isso, deve alcançar a 240ª posição no ranking mundial na próxima segunda-feira.

Na campanha para o título, Despina Papamichail superou Aldila Sutjiadi, da Indonésia, e as americanas Charlotte Chavatipon e Alexa Glatch nas três primeiras rodadas. Ela também venceu a mexicana Fernanda Contreras Gomez na semifinal.

A grega, que ocupa a 258ª colocação no ranking mundial, deve chegar ao nº 227 do mundo com os pontos conquistados com a vitória deste domingo.