Nadal supera Djokovic e levanta o troféu em Roma pela 10ª vez
Nadal iguala o recorde de Djokovic ao vencer o 36º título ATP Masters 1000 da carreira
Neste domingo o espanhol Rafael Nadal conquistou o 10º título do torneio Italian Open ao superar o sérvio nº 1 do mundo, Novak Djokovic por 2 sets a 1 na partida do campeonato disputada na Central Court do Foro Itálico.
No 57º confronto entre Djokovic e o nº3 do mundo, Nadal levou a melhor vencendo a partida com as parciais de 7/5, 1/6 e 6/3 em 02h49min de uma exibição marcada por um tênis do mais alto nível, digno de uma final Masters 1000.
No sábado, Novak Djokovic enfrentou uma rodada dupla, disputando três sets contra Stefanos Tsitsipas e, horas depois, mais três contra Lorenzo Sonego. No total, o nº 1 do mundo passou quase cinco horas na quadra (4 horas e 56 minutos), enquanto Nadal precisou de apenas 01h32min de trabalho para superar Reily Opelka em partida das semifinais.
Mas apesar de todo o esforço do sábado, Djokovic deu poucos sinais de cansaço durante a partida. O sérvio registrou cinco aces, mas cometeu quatro duplas faltas. Ele também salvou três dos seis break points que enfrentou e quebrou o serviço espanhol em três oportunidades.
Logo no início do jogo os dois oponentes trocaram quebras de serviço, com Djokovic saindo na frente ao quebrar em 2/0 e Nadal respondendo imediatamente para marcar 2/1. No 11º game o espanhol mais uma vez tomou o saque sérvio para servir o set em seguida.
No segundo set, Djokovic salvou um break point no terceiro game antes de vencer os cinco games restantes e empatar o jogo em 1 a 1.
Nadal conquistou uma única quebra de serviço em 4/2 do set de desempate, mas esta vantagem foi suficiente para que o espanhol liderasse até o final para liquidar a partida e reivindicar mais um troféu do ATP Masters 1000 de Roma.
Além do troféu e premiação em dinheiro, a vitória também rendeu a Rafael Nadal a 36ª coroa ATP Masters 1000 da carreira, igualando o recorde anteriormente estabelecido por Djokovic. Agora os dois jogadores estão isolados na liderança com o maior número de títulos da série criada em 1990, seguidos por Roger Federer (28), Andre Agassi (17), Andy Murray (14) e Pete Sampras (11).
Confira os melhores momentos da final entre Rafel Nadal e Novak Djokovic