Notícias

Em Portugal, Haddad, Meligeni e Pigossi avançam. Cé cai na estreia

Esta quarta-feira foi dia de estreia das atletas brasileiras no torneio Oeiras Ladies 25K, da série ITF / W25 que é disputado em quadras de saibro ao ar livre (outdoor) na Vila de Oeiras, área metropolitana de Lisboa, Portugal.

Bia Haddad, Gabriela Cé, Carol Meligeni e Laura Pigossi, as quatro primeiras jogadoras do ranking brasileiro, entraram em quadra para disputar o título na chave de simples, enquanto Gabriela Cé e sua parceira, indiana Riya Bhatia, estrearam na chave de duplas.


Carol Meligeni

A primeira a competir foi a paulista cabeça-de-chave nº 14, Carolina Meligeni Rodrigues Alves, que fez uma ótima apresentação ao derrotar, de virada, a polonesa Weronika Falkowska, por 4/6, 6/3 e 6/3.

Carol Meligeni (reprodução Instagram)
Carol Meligeni (reprodução Instagram)

No primeiro set, Falkowska abriu 2/0, mas permitiu que Meligeni se recuperasse para vencer quatro games consecutivos e registrar 4/2 no placar. Então foi a vez da polonesa vencer quatro games seguidos para liquidar o set.

Na continuação do jogo, Carol abriu 2/0 e depois 4/2. Weronika ainda conquistou o saque brasileiro no sétimo game, mas viu Meligeni vencer os dois últimos games e empatar o confronto.

Como ocorreu na primeira parcial, Falkowska iniciou o desempate com 2/0 e em seguida Meligeni venceu quatro games seguidos, mas dessa vez a polonesa somente confirmou seu saque no sétimo game antes de ver a brasileira liquidar a partida para avançar à segunda rodada do evento W25 português.

Carolina Meligeni Alves retorna à quadra amanhã em busca de uma vaga nas oitavas de final. Ela enfrentará a compatriota Beatriz Haddad Maia.


Bia Haddad

A paulista cabeça-de-chave nº 4, Beatriz Haddad Maia, derrotou em sets diretos a lituana Justina Mikulskyte, registrando as parciais de por 6/2 e 7/6(2).

Haddad cedeu seu saque no primeiro game, no entanto ela rapidamente se recuperou para vencer cinco games seguidos. Bia perdeu mais um saque em 5/1, mas devolveu a quebra em seguida para vencer o set.

Bia Haddad (reprodução Instagram)
Bia Haddad (reprodução Instagram)

Na segunda parcial a lituana conseguiu equilibrar o jogo e empatar em 6/6 para forçar a decisão no tiebreak. Apesar disso, Bia Haddad não deu espaço a Mikulskyte que só conseguiu dois pontos antes de ser eliminada.

Beatriz Haddad Maia, que foi alçada a nº 1 do Brasil nesta semana ao conquistar o primeiro lugar no Ranking CBT Adulto Feminino Simples, chega a Portugal nesta semana após vencer dois títulos ITF/W25 consecutivos na Argentina, o W25 de Villa Maria e o W25 de Cordoba, no início de abril. Ela enfrentará a brasileira Carol Meligeni por uma vaga na terceira rodada.


Laura Pigossi

A paulista cabeça-de-chave nº 15, Laura Pigossi derrotou pela segunda vez nesta temporada a sueca Jacqueline Cabaj Awad, por 6/2 e 6/3 para avançar às oitavas de final do evento W25 de Oeiras.

Laura Pigossi (divulgação Billie JeanKing Cup)
Laura Pigossi (divulgação Billie JeanKing Cup)

Pigossi e Awad haviam se enfrentado no início de março em Monastir, na Tunísia, quando Laura venceu por 6/2, 2/6 e 6/0 e conquistou o vice-ccampeonato, sendo superada somente pela polonesa Weronika Falkowska (que foi deixou Oeiras hoje pelas mãos de Carol Meligeni) na final.

Laura Pigossi agora enfrentará a norueguesa Malene Helgo, que conquistou uma importante vitória nesta quarta-feira sobre a cabeça-de-chave nº 1 Mandy Minella, por 5/7, 7/5  e 7/6(1).


Gabriela Cé

Gabriela Cé (reprodução Instagram)

A brasileira cabeça-de-chave nº 6, Gabriela Cé não conseguiu superar a suiça Nina Stadler, que venceu a partida contra a 2ª colocada no ranking brasileiro por 6/2 e 6/3.

Cé ainda não conseguiu engrenar nesta temporada. Com o resultado desta quarta-feira, a ex-nº 1 do Brasil chegou à sua 11ª derrota contra apenas quatro vitórias. Desde a segunda quinzena de janeiro, ela já disputou quinze partidas de simples em onze diferentes torneios.

Gabriela Cé ainda continuará em Oeiras para disputar as quartas de final na chave de duplas.


Chave de Duplas

A gaucha Gabriela Vianna Cé e a indiana Riya Bhatia estrearam nesta quarta-feira com uma tranquila vitória sobre a equipe formada pela francesa Tessah Andrianjafitrimo e pela japonesa Chihiro Muramatsu, registrando as parciais de 6/3 e 6/1.

Na próxima rodada a equipe brasileiro-indiana enfrenta as portuguesas Matilde Jorge e Ana Filipa Santos que também conquistaram uma vitória nesta quarta-feira sobre a checa Jesika Maleckova e a Suiça Conny Perrin, por 2/6, 6/3 e 10-6.