Notícias

Monteiro tropeça e Cerundolo vai à semifinal em Córdoba

Definitivamente hoje não foi o dia de Thiago Monteiro. Erros não forçados incomuns, duplas faltas em momentos decisivos, dificuldade em confirmar seus serviços, dentre outros problemas enfrentados pelo brasileiro nesta sexta-feira, culminaram na sua derrota pelas mãos do jovem argentino de 19 anos, Juan Manuel Cerundolo, por 2 sets a 1, com as parciais de 6/2, 2/6 e 6/3.

Até esta tarde, Thiago fazia uma campanha impecável no torneio Córdoba Open. Ele venceu os dois primeiros jogos por sets diretos, contra adversários mais experientes e com melhor classificação no ranking mundial. Mas ao enfrentar Cerundolo, não parecia o mesmo jogador aguerrido das partidas anteriores.

De fato, ele demonstrava certo desgaste físico, principalmente no terceiro set, quando precisou de atendimento para a coxa direita após apresentar expressões de dor e alguma dificuldade de locomoção.

Cerundolo liquidou o primeiro set com duas quebras do serviço brasileiro e enfrentando apenas um break point.

No segundo set, Monteiro conseguiu uma quebra e aproveitou diversos erros não forçados do argentino para abrir em 3/0. No quinto game, Thiago precisou salvar um break point para se manter à frente no placar com 5/0. Cerudolo, então, venceu dois games seguidos, quebrando o saque brasileiro no sétimo game depois da segunda dupla falta de Monteiro. Mas Thiago não se abalou e liquidou o set ao servir na sequência.

Thiago Monteiro (reprodução Instagram)

Com o início do terceiro set as dificuldades enfrentadas por Thiago Monteiro se intensificaram. Ele perdeu o saque no primeiro game e permitiu que o argentino confirmasse seu serviço sem qualquer pressão no segundo game (nos dois games Monteiro somente marcou um ponto). Com o placar mostrando vantagem do argentino em 3/2, Thiago requisitou atendimento fisioterápico, mas mesmo assim continuou com expressões de dor e alguma dificuldade de se deslocar pela quadra. No oitavo game, o brasileiro teve um breakpoint em seu favor, no entanto, não conseguiu convertê-lo. No último game, Thiago serviu buscando reduzir a diferença de 5/3 no placar, mas o argentino intensificou suas devoluções e quebrou mais uma vez o serviço brasileiro.

Juan Manuel Cerundolo debuta no circuito profissional masculino com uma campanha dos sonhos, que teve inicio no torneio qualificatório e chega agora à semifinal. Ele derrotou três adversários no qualifying e mais três na chave principal, incluindo um Top 50, o sérvio Miomir Kecmanovic, 41º do mundo.

Agora Cerundolo enfrenta seu compatriota, Frederico Coria, que ocupa a 95ª colocação no Ranking ATP, buscando chegar à sua primeira final.

O número 1 do Brasil e 74º do mundo agora precisa se recuperar rapidamente para o torneio Argentina Open, que começa em três dias, em 01/03.