Notícias

Rússia e Itália são as finalistas da ATP Cup 2021

Depois de uma emocionante semana repleta de grandes combates, ATP Cup 2021 chega aos seus momentos decisivos.

Nos confrontos de hoje, entraram em quadra os times Argentina e Japão para definir a classificação final do Grupo “D”. Na primeira partida semifinal as equipes da Itália e Espanha se enfrentaram em busca de uma das vagas na final. Com o mesmo propósito em mente e três Top 10 em quadra, Rússia e Alemanha duelaram na última semifinal.

Confira a seguir os resultados do dia.

Grupo “D” – Argentina 3 X 0 Japão – Rod Laver Arena    

Com grande apresentação de Guido Pella e Diego Schwartzman, a Argentina garantiu a segunda colocação no Grupo “D” ao vencer a equipe japonesa por 3 a 0.

O primeiro ponto argentino foi marcado por Pella, de 30 anos e 44º do mundo, que enfrentou e venceu Yoshihito Nishioka, 25 anos e 57º colocadoi no Ranking ATP, por 2 sets a 0,  parciais de 6/3 e 7/6(4).

O nono do mundo Diego Schwartzman, 28 anos, marcou novamente para a Argentina ao derrotar Kei Nishikori, de 31 anos e 41º no ranking mundial, por 6/1, 6(4)/7 e 6/0.

Na sequência foi a vez de Maximo Gonzalez e Horacio Zeballos entrarem em quadra para completar a vitória perfeita de nossos vizinhos sul americanos após superarem por um duplo 6/2 a dupla formada por Ben McLachlan e Toshihide Matsui.

Semifinal – Itália 3 X 0 Espanha – John Cain Arena

Sem dúvida a grande vitoriosa do dia foi a Itália que venceu a poderosa Espanha de Rafael Nadal por 3 a 0.

O grande triunfo italiano começou com a derrota de Roberto Bautista Agut, de 32 anos e 13º do mundo, que foi batido pelo décimo melhor jogador da atualidade Matteo Berrettini, de 24 anos. Berrettini marcou 6/3 e 7/5.

Em seguida Fabio Fognini, 33 anos e 17º no Ranking ATP, superou com certa tranquilidade o espanhol de 29 anos Pablo Carreno Busta, 16º do mundo, por 2 sets a 1, com as parciais de 6/2, 1/6, e 6/4.

Os dois pontos marcados garantiram a vaga na final para a Itália, por esse motivo a Espanha desistiu da partida de duplas que seria disputada por Simone Bolelli/Andrea Vavassori e Pablo Carreno Busta/Marcel Granollers. A desistência garantiu, ainda, mais um ponto para a equipe italiana.

Semifinal – Alemanha 1 X 2 Rússia – Rod Laver Arena

A Rússia era a grande favorita para chegar à final, por ter se classificado ainda no segundo dia de competições, mas principalmente por contar com dois dos principais atletas da temporada passada: Daniil Medvedev e Andrey Rublev.

Medvedev e Rublev não decepcionaram seus companheiros de equipe. Os dois venceram as partidas de simples e garantiram a classificação russa.

Medvedev, de 24 anos e 4º do mundo, foi o primeiro a entrar em quadra para derrotar o número sete do mundo Alexander Zverev, de 23 anos, por 3/6, 6/3 e 7/5.

O oitavo jogador do ranking mundial, Rublev, de 23 anos, venceu de virada Jan-Lennard Struff, de 30 anos e 37º no Ranking ATP, por 2 sets a 1, registrando as parciais 3/6, 6/1 e 6/2.

Ao final a dupla formada pelos alemães Kevin Krawietz e Jan-Lennard Struff marcaram o único ponto da Alemanha no dia ao venceram Evgeny Donskoy e Aslan Karatsev por 6/3 e 7/6(2).

Rússia e Itália se enfrentam amanhã, a partir das 10:00h (20h de sábado no horário de Brasília) em busca do troféu 2021 da ATP Cup.