Roger Federer: Melhor Esportista Suíço dos Últimos 70 anos
Roger Federer foi eleito o Melhor Esportista Suíço dos últimos 70 anos e recebeu a homenagem em uma cerimônia de premiação em Zurique no último domingo, 13/12. No entanto, em seu discurso de agradecimento, Federer fez alguns comentários que sugerem que sua recuperação da lesão não esteja indo bem e levantam dúvidas se ele retornará às quadras.
“Estou aqui agora, mas somos todos vencedores. Nós nos inspiramos ”, disse Federer ao receber o prêmio. “Estou aqui esta noite com um sentimento incrivelmente bom e compartilho isso com todos vocês. Espero que ainda haja algo para ver de mim no próximo ano. Mas se fosse isso, seria um final incrível para mim este Sports Awards”
A expressão “mas se fosse isso” gerou dúvida na comunidade do tênis, com muitos temendo que Roger Federer não tenha certeza de retornar às quadras tão cedo. Ao mesmo tempo, alguns acreditam que seus fãs estão reagindo de forma exagerada e que os comentários de Federer tinham apenas o objetivo de enfatizar a importância do prêmio para ele.
Roger Federer venceu nove prêmios Swiss Sports antes do evento deste ano, mas este é o maior de todos. Federer prevaleceu por uma grande margem sobre seus concorrentes mais próximos: recebeu 49,1% dos votos, enquanto o segundo colocado, o esquiador Dario Cologna, ficou com 12,8% dos votos e o corredor de esqui alpino Pirmin Zurbriggen foi o terceiro com 11,9% dos votos.
Swiss Sports Awards
Lançado em 1950 pela Associação de Jornalistas Esportivos Suíços, o “Swiss Sports Awards” é conferido anualmente ao “Esportista Suíço do Ano” em cerimônia muito apreciada pelos atletas e pelo público em geral. A transmissão ao vivo está sempre entre os dez primeiros lugares no índice de audiência todos os anos.
Neste ano, o Swiss Sports Awards aconteceu de uma maneira diferente. Os prêmios são realizados anualmente desde 1950, mas a pandemia mudou todo o formato. Este ano, os vencedores foram selecionados não para o ano de 2020, mas sim os melhores esportistas dos últimos 70 anos. Um júri de 120 ex-vencedores do prêmio, junto com o público da televisão, votou no concurso.