Notícias

Daniil Medvedev vence Thiem e Conquista o Titulo ATP Finals 2020

Em partida com duração de 02h42min, o russo Daniil Medvedev venceu por 2 sets a 1 (parciais: 4/6, 7/6(2) e 6/4) o austríaco Dominic Thiem e conquistou o título inédito do Nitto ATP Finals 2020.

Medvedev conquistou o maior título de sua carreira em uma brilhante campanha onde, além de Thiem, derrotou também o pentacampeão Novak Djokovic e o nº 2 do mundo Rafael Nadal. Ele é o primeiro jogador a vencer os três primeiros jogadores do Ranking ATP no torneio de fim de temporada. O russo é apenas o quarto jogador a realizar o feito em um único evento desde o início do ATP Tour em 1990.

Um ano atrás, Medvedev fez uma estreia sem vitórias no torneio, conquistando apenas um set. Agora ele é o campeão invicto de 2020, ganhando 1.500 pontos no Ranking ATP.

No primeiro set, Medvedev que liderava no 5º game por 40/15, viu seu saque ser quebrado pelo austríaco que confirmou sua vitória em um lance de sorte quando a bola tocou a linha e tirou o russo completamente da jogada.

O equilíbrio entre os competidores foi a tônica do segundo set com ambos sacando muito bem e confirmando seus serviços. No tie-break, Thiem chegou a estar em vantagem com 2/1, no entanto, Medvedev venceu 7 pontos seguidos e fechou o set.

No set decisivo, Medvedev aproveitando bem o primeiro serviço, fechou seus games rapidamente, enquanto Thiem usou mais o segundo serviço permitindo ao russo disputar rallies mais longos. Em 2/2 Thiem salvou dois break points mas não foi suficiente para impedir a quebra de seu serviço pelo russo que passou a liderar o placar por 3 a 2. Medvedev chegou ao ponto do título com um poderoso saque cruzado que desarmou o backhand de Thiem.

O campeão marcou 12 aces na partida, perdendo apenas dois pontos no primeiro serviço (14/16) no set decisivo.

O austríaco tentava se tornar o primeiro jogador de seu país a vencer as finais da Nitto ATP FInals em simples ou duplas. É o segundo ano consecutivo que ele fica com o vice-campeonato na arena The O2 em Londres. Na temporada passada, Stefanos Tsitsipas venceu Thiem no tie-break do último set.