Notícias

Marcelo Melo e Lukasz Kubot Vencem Na Partida de Despedida

O brasileiro Marcelo Melo e Lukasz Kubot da polônia encerraram sua participação no Nitto ATP Finals deste ano e a parceria de quatro anos com uma vitória impressionante sobre os até então invictos Wesley Koolhof e Nikola Mektic.

Em jogo com duração de 01h44min, Melo e Kubot salvaram três break points para derrotar Koolhof e Mektic por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 6-7(2) e 10/8. A dupla brasileira/polonesa havia sido perdido a chance de disputar as semifinais na última terça-feira, 17/11, mas se recuperaram bem para pontuar em 1-2 na competição e somar mais 200 pontos ao Ranking ATP.

No primeiro set, Koolhof e Mektic não conseguiram converter três break points cometendo erros ao arriscar em suas jogadas. Kubot e Melo forçaram 04 erros de voleio para quebrar o saque de seus oponentes em 2/2 e sacaram com confiança para fechar o primeiro set.

No segundo set, Koolhof e Mektic não cometeram os mesmos erros do anterior. Koolhof jogou agressivamente para levar a melhor sobre Kubot na rede e colocar a sua equipe em vantagem de 4 games a 2. A dupla não conseguiu vencer o set em 5/3, mas Mektic teve sucesso em suas devoluções no tie-break para empatar a partida.

No Tie-break do set decisivo, Marcelo Melo mostrou incrível capacidade de reação para colocar sua equipe em vantagem. A dupla chegou à vitória quando Kubot devolveu uma bola indefensável com um forehand baixo.

Em postagem nas redes sociais após o término da partida, Marcelo Melo confirmou que este foi seu último jogo em conjunto com Kubot, escrevendo: “Obrigado Kubi, quantas emoções vivemos juntos, hj no último jogo não podia ser diferente, nossa dupla terminou porém nossa amizade segue p sempre”.

Kubot e Melo encerram a temporada com um recorde de equipe de 21 vitórias e 13 derrotas. A dupla polaco-brasileira conquistou dois títulos ATP 500 este ano em Acapulco e Viena. Durante os 04 anos de parceria, foram 14 vezes campeões, incluindo um Grand Slam (Wimbledon 2017) e quatro ATP Masters 1000.

Wesley Koolhof e Nikola Mektic continuam na competição e enfrentarão no sábado (21/11), pelas semifinais, o segundo colocado do Grupo Bob Bryan.

Marcelo Melo

Marcelo Melo é mineiro de Belo Horizonte. Ocupa atualmente, junto com Lukasz Kubot, a 7ª posição no ranking ATP das chaves de duplas.

Melo chegou ao posto de Nº 1 do mundo, pela primeira vez, em novembro de 2015, tornando-se o primeiro brasileiro a atingir o topo do ranking de duplas e passando a integrar o seleto e pequeno grupo de brasileiros que conquistaram o mesmo feito: Maria Esther Bueno (1959 e 1966), Gustavo Kuerten (2000) e ele próprio.

Durante sua carreira, ocupou o posto de nº 1 do mundo por mais de 50 semanas e conquistou, dentre outros inúmeros títulos, os troféus Roland Garros 2015 e Wimbledon 2017 e 09 títulos ATP Master 1000.