Notícias

Thiem Vence Nadal e Assume a Liderança do Grupo Londres 2020

Foram necessárias 02h25min para o austríaco nº 3 do mundo, Dominic Thiem, superar o espanhol Rafael Nadal por 2 sets a 0 – parciais de 7/6(7) e 7/6(4) – e conquistar sua segunda vitória no Grupo Londres 2020.

Na disputa entre os dois melhores jogadores do Grupo, Thiem salvou dois set points no set de abertura e segurou a coragem depois de não conseguir converter três match points consecutivos em 5-4 no segundo set.

No tie-break do primeiro set, o espanhol usou seu backhand e mostrou suas habilidades de voleio para sair em vantagem de 5/2. Em resposta Thiem assumiu um jogo mais agressivo, principalmente em suas devoluções, conseguindo salvar dois set points e finalizar o set com um smash cruzado.

No segundo set, Nadal continuou a manter seu saque com relativa facilidade e conquistou a primeira quebra da partida em 3-3. O canhoto atacou o backhand de Thiem para vencer o break point e antecipou seu ataque para acertar um winner de forehand ao longo da linha.

A resposta do austríaco foi imediata para resistir ao ataque de Nadal utilizando seu backhand com ritmo e muita precisão.

Nadal entregou a Thiem três match points consecutivos com erros não forçados no início do 10º game. Conseguiu, no entanto, escapar da situação de perigo sacando com força e precisão. Thiem acabou conquistando a vitória no tie-break, mantendo-se na linha de base e antecipando seus ataques batendo a bola quase junto ao solo para manter Rafael Nadal no fundo da quadra.

Com a vitória (a sétima em nove partidas contra os dez melhores jogadores deste ano) o austríaco marca 2-0 na contagem de pontos do ATP Finals e amplia suas chances de chegar às semifinais em Londres pelo segundo ano consecutivo.

Vice-campeão no último torneio, Thiem tentará conquistar sua 300ª vitória no torneio quando encontrar Andrey Rublev em seu próximo confronto, na quinta-feira, 19/11.

Nadal, que derrotou Andrey Rublev no domingo, sai da liderança do Grupo Londres 2020. O espanhol enfrentará o atual campeão Stefanos Tsitsipas também na próxima quinta-feira.