Notícias

Sabalenka é a campeã do Upper Austria Ladies Linz

A bielorrussa Aryna Sabalenka, 10ª do mundo, fechou a temporada de 2020 com chave de ouro com a conquista de seu terceiro título da temporada no torneio Upper Austria em Linz contra sua parceira nas duplas, Elise Mertens, da Bélgica.

LINZ, Austria –  Sabalenka finalzou sua temporada de 2020 com uma série de nove vitórias consecutivas, vencendo Mertens e, como resultado, levando o título do Upper Austria Ladies Linz , por 2 sets a 0, parciais 7/5 e 6/2. A bielorrussa, desse modo, empata com Simona Halep no número de títulos conquistados nesta temporada. Mesmo conduzindo um complicado primeiro set, conseguiu sobrepujar a belga e vencer o oitavo título em sua carreira em 1h42min na Quadra Central.

Grandes amigas e parceiras nos últimos dois anos nas chaves de duplas, elas já haviam se enfrentado no individual cinco vezes anteriormente, com Sabalenka vencendo as duas partidas mais recentes para liderar por 3 a 2.

Nesta competição, a 10ª colocada no ranking WTA obteve uma seqüência de oito vitórias consecutivas até a final no domingo, 15/11, vencendo todas as individuais e as duplas (ao lado de Mertens) no J&T Banka Ostrava Open; seu triunfo na semifinal contra Barbora Krejcikova não só devolveu a anteriormente nona melhor do mundo ao Top 10, mas também garantiu, pela primeira vez, a sua permanência nele ao final de uma temporada.

Mertens, por sua vez, perdeu apenas um set em suas últimas seis partidas, a belga teve que lutar em Linz, em três jogos de três sets para alcançar sua segunda final na temporada, incluindo um set final emocionante chegando a 7/5 contra a cabeça de chave número 4 e finalista do torneio feminino em Linz de 2018, Ekaterina Alexandrova.

Elise Mertens, vice-campeã do Upper Austria Ladies Linz (Divulgação WTA Tennis)

Em busca do seu primeiro título na WTA desde o Qatar Total Open de 2019, a belga teve o propósito de tirar proveito de uma súbita queda na forma física de Sabalenka ao final do primeiro set, quebrando a bielorrussa para sacar no primeiro set.

Todavia, a bielorussa logo se estabilizou e venceu um gigantesco décimo primeiro game no saque – que ostentou sete quarenta iguais e três break points – e ganhou impulso durante o primeiro set em direção a uma vantagem de 3/0 no segundo.

Mertens, em uma última tentativa, ameaçou resolver tudo no saque, Sabalenka no entanto, estava em plena atividade, salvando outros dois break points antes de garantir a vitória com um backhand cintilante.

De maneira idêntica a 2019, quando concluiu a temporada vencendo um segundo Dongfeng Motor Wuhan Open junto com o Hengqin Life WTA Elite Trophy Zhuhai, Sabalenka termina o ano com uma vasta coleção de troféus e tentará, sem sombra de dúvidas, manter este nível no palco do Grand Slam em 2021.