segunda-feira, 16 de setembro de 2024
Notícias

Alexandrova, Kuznetsova, Zvonareva e Cristian avançam na Rússia

Nesta quarta-feira, as russas Svetlana Kuznetsova, Vera Zvonareva e Ekaterina Alexandrova conquistaram vagas nas quartas de final do torneio St. Petersburg Ladies Trophy.

Além das russas, também a romena 160ª do mundo, Jaqueline Cristian, que acessou a chave principal ao superar duas adversárias no torneio qualificatório, se juntou ao grupo das oito melhores com uma inacreditável vitória sobre Jelena Ostapenko, 53ª colocada no Ranking WTA.

Ekaterina Alexandrova

A cabeça de chave nº 1 do evento WTA 500, Alexandrova, derrotou Tereza Martincova, da República Checa, por 6/3 e 6/4, após 73 minutos de jogo.

A russa nº 34 do mundo, registrou 19 winners e 17 erros não forçados, contra apenas 13 erros e 05 winners de Martinkova. 

Na próxima fase, Ekaterina Alexandrova enfrentará a vencedora do confronto entre a russa Margarita Gasparyan e Katerina Siniakova, da República Checa.

Svetlana Kuznetsova

A veterana ex-n°2 do mundo, Kuznetsova, resistiu a um difícil segundo set para derrotar a jovem chinesa de apenas 19 anos, Wang Xinyu, com as parciais de 6/1 e 7/5 em 01h21min.

Svetlana Kuznetsova (divulgação WTA Tennis)
Svetlana Kuznetsova (divulgação WTA Tennis)

Kuznetsova, de 35 anos, fez um início de partida impecável, conquistando nove dos dez primeiros games disputados, para chegar a 6/1 e 3/0. Mas o jogo se complicou bastante quando a chinesa passou a utilizar golpes poderosos para conquistar a primeira quebra do serviço russo. Wang voltou a quebrar o saque de Kuznetsova para se aproximar no placar com 5/6. Mas seus esforços foram anulados quando a chinesa cometeu duas duplas faltas consecutivas e cedeu a vitória com um erro de forehand.

Wang Xinyu chegou à segunda rodada do evento WTA-500 passando pelo torneio qualificatório e vencendo a búlgara Viktoriya Tomova na primeira fase.

Svetlana Kuznetsova enfrentará Jaqueline Cristian por uma vaga na semifinal.

Vera Zvonareva

Zvonareva passou por uma verdadeira maratona para conquistar sua vaga nas quartas de final. Ela precisou de 03h10min para ultrapassar a francesa cabeça-de-chave nº 3, Fiona Ferro, por 6/7(6), 7/5 e 7/6(2).

O confronto entre Zvonareva e Ferro se tornou a partida mais longa da história do torneio, quebrando um recorde que ironicamente havia sido reiniciado na partida anterior na Arena Sibur.

Na partida de abertura do dia, a primeira rodada foi concluída com a vitória da qualificadora Anastasia Gasanova por 6/2, 6/7(6) e 7/5 sobre Katarina Zavatska. Gasanova venceu em 03h04min, estabelecendo um novo recorde para a mais longa partida da história do evento que seria quebrado três horas depois por Zvonareva e Ferro.

Jaqueline Cristian

Cristian, da Romênia, foi a protagonista da maior zebra do torneio. Ela que é apenas 160ª colocada no ranking mundial, derrotou a 53ª do mundo, Jelena Ostapenko, por 6/3 e 7/6(9) em 01h59min de jogo.

Jaqueline Cristian (divulgação WTA Tennis)
Jaqueline Cristian (divulgação WTA Tennis)

A romena que alcançou as primeiras quartas de final de simples em um torneio do circuito WTA Tour, passou pela sérvia Natalija Kostic e pela russa Alina Charaeva no torneio qualificatório. Já na chave principal, ela também derrotou a bielorrusa Vera Lapko na primeira rodada.

Jaqueline Cristian enfrentará agora a experiente russa Vera Kuznetsova.