Notícias

ATP Cup 2021 divulga os grupos para os confrontos da 1ª fase

No início da tarde de sexta-feira em Melbourne (22:00h de quinta em Brasília), as doze seleções nacionais classificadas para disputar a segunda edição da ATP Cup ficaram conhecendo seus adversários na fase de grupos da competição.

Foram definidos quatro grupos tendo cada um deles três times, sendo um cabeça de chave (um dos quatro países melhor classificados: Sérvia, Espanha, Áustria e Rússia) e os outros dois definidos por sorteio.

Na primeira fase da competição, cada equipe integrante de um grupo joga contra as outras duas do mesmo grupo. Os vencedores dos quatro grupos se classificam para as fases eliminatórias.

A seleção da Sérvia, melhor classificada e liderada pelo nº 1 do Mundo Novak Djokovic, será a cabeça de chave do “Grupo A”, que também conta com a Alemanha e o Canadá como integrantes. Na primeira edição da Copa ATP, disputada na temporada passada, a seleção Sérvia foi a campeã.

A segunda melhor classificada, Espanha, que terminou em segundo lugar em 2020, lidera o “Grupo B”, que inclui Grécia e Austrália. Rafael Nadal, nº 2 do mundo, é o capitão do time espanhol.

A Áustria, que é liderada por Dominic Thiem, classificado na 3ª posição do Ranking ATP, é a melhor colocada do “Grupo C” que também conta com as seleções da Itália e França.

Finalmente, a Rússia, quarta cabeça-de-chave torneio e que tem Daniil Medvedev à frente de seu time, tentará se classificar no “Grupo D” jogando contra as equipes da Argentina e do Japão.

Neste ano, por força da pandemia COVID-19, as equipes participantes da ATP Cup foram reduzidas (foram 24 times em 2020) e a competição será concentrada em Melbourne (em 2020 os jogos foram disputados em Brisbane, Perth e Sydney). Os confrontos iniciam na segunda-feira, em 01 de fevereiro e seguem até o dia 05/02.