Notícias

Anunciadas as Candidatas ao WTA Player Awards 2020

Victoria Azarenka, Simona Halep, Sofia Kenin, Naomi Osaka, Aryna Sabalenka e Iga Swiatek estão entre as estrelas indicadas para o prêmio.

A atual campeã do Australian Open, Sofia Kenin, está entre as seis nomeações do prêmio de Melhor Jogadora do Ano da WTA, com Victoria Azarenka, Simona Halep, Naomi Osaka, Aryna Sabalenka e Iga Swiatek completando a lista para o prêmio.

Kenin começou o ano com uma explosão, conquistando seu primeiro título importante em Melbourne com vitórias consecutivas sobre a Nº 1 do mundo Ashleigh Barty e a bicampeã do Grand Slam Garbiñe Muguruza. Fazendo a segunda semana do US Open com a retomada da turnê após o bloqueio devido ao COVID-19, a americana alcançou a segunda grande final em Roland-Garros, terminando em segundo lugar contra a também indicada, Iga Swiatek.

Ela enfrenta nomes como Swiatek, que perdeu 23 jogos até vencer seu primeiro título importante em Paris e entrar no Top 20 no ranking WTA pela primeira vez em sua carreira. A jovem de 19 anos também foi indicada para o prêmio WTA Most Improved Player of the Year, tendo começado a temporada de 2020 como Nº 59.

Naomi Osaka, a Nº3, conquistou o terceiro título importante de sua carreira ao receber as honras no US Open, e também alcançou a final do Western & Southern Open contra a ex-campeã mundial Victoria Azarenka.

Azarenka, que também foi indicada para o prêmio WTA Comeback Player of the Year, ganhou seu maior título desde o nascimento do filho Leo no Western & Southern Open, e continuou a impressionar em Flushing Meadows, onde alcançou sua primeira grande final desde 2013 com uma vitória sobre Serena Williams, 23 vezes campeã do Grand Slam, nas semifinais.

A ex-nº 1 do mundo Simona Halep conquistou três títulos em 2020, começando com seu 20º título de carreira no Dubai Duty Free Championships em fevereiro. Ela ganhou mais duas após a suspensão devido ao COVID-19 em Praga e depois no Internazionali BNL d’Italia, onde sobreviveu a Muguruza em uma semifinal emocionante de três sets.

Aryna Sabalenka, que empatou com Halep pela maioria dos títulos conquistados em 2020, completou a nomeação de Jogadora do Ano do WTA. Terminando a temporada com nove vitórias consecutivas, Sabalenka conquistou títulos consecutivos no J&T Banka Ostrava Open e no Alta Áustria Senhoras Linz. Ela também ganhou seu terceiro título Premier 5 da carreira no Qatar Total Open.

As nomeações para o WTA Doubles Team of the Year também foram anunciadas, com as campeãs do Australian e do French Open, Kristina Mladenovic e Timea Babos, liderando uma lista que também inclui as segundas classificadas de Roland-Garros, Alexa Guarachi e Desirae Krawczyk, finalistas do US Open Nicole Melichar e Xu Yi-Fan e as finalistas do Australian Open, Barbora Strycova e Hsieh Su-Wei.

Cinco jogadoras concorrem ao prêmio de Melhor Jogadora do Ano da WTA, incluindo Swiatek, a semifinalista do US Open Jennifer Brady, a campeã do Palermo Open Fiona Ferro, Ons Jabeur e Elena Rybakina.

Azarenka lidera os nomeados para o WTA Veterana do Ano, em que as quartas de final do US Open Tsvetana Pironkova, a campeã feminina de duplas do US Open Laura Siegemund e a vencedora da Taça de Istambul Patricia-Maria Tig são os outros adversários.

Finalmente, o prêmio Novata do Ano WTA vê os destaques do French Open, Nadia Podoroska e Marting Trevisan – que chegaram às semifinais e quartas de final, respectivamente – indicadas, com a adolescente canadense Leylah Fernandez e a americana Ann Li completando a lista.

Os prêmios são votados pela mídia e os resultados serão divulgados na próxima semana.