Francisco Cerundolo Supera Felipe Meligeni na Semifinal
Após oito vitórias consecutivas e um título ATP Challenger (no São Paulo Open, na última semana), Felipe Meligeni não conseguiu superar o argentino Francisco Cerundolo na partida válida pelas semifinais do Campeonato Internacional de Tênis.
Aparentando certa impaciência e cometendo muitos erros, Felipe Meligeni Alves enfrentou um regular e concentrado Cerundolo, que optou por fazer um jogo seguro deixando seu adversário, mais arrojado e agressivo, ceder valiosos pontos para consolidar sua vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4.
No primeiro set, Cerundolo confirmou seu serviço no primeiro game e, na sequência, conseguiu a primeira quebra de saque do jogo. Meligeni devolveu a quebra no 3º game mas não conseguiu confirmar seu saque no game seguinte. O argentino venceu os três games finais fechando o set em 6/1.
No set posterior, Felipe Meligeni mais concentrado e muito menos impaciente, confirmou seu saque no primeiro game e impôs ao adversário a segunda quebra de serviço, ficando à frente no placar em 2/0. Cerundolo devolveu a quebra no game subsequente e confirmou seu saque em jogo marcado pelo equilíbrio entre os adversários. No quinto game, Felipe confirmou seu saque apesar da forte chuva que caiu na quadra central da Sociedade Hípica de Campinas.
Francisco Cerundolo, sacando bem e executando ótimas devoluções, venceu os três games seguintes marcando 5/3 no placar. No último game, o argentino sacando para o jogo cometeu uma dupla falta e, na sequência, executou uma devolução para fora. Mas esses erros não foram suficientes para retirar Cerundolo da final que será disputada neste domingo.
Meligeni, 4º brasileiro melhor colocado no ranking ATP, encerra a temporada confirmando sua melhor campanha no circuito profissional, tendo alcançado seu primeiro título ATP Chellenger da carreira e saltado 160 posições no ranking mundial (de 391º para 231º na próxima edição do ranking).
Na final deste domingo, Francisco Cerundolo enfrentará o espanhol Roberto Carballes Baena repetindo a semifinal de Guayaquil, há duas semanas, quando Cerundolo conquistou o troféu no Equador. Carballes Baena chega à final após vitória por um duplo 6/3 sobre o colombiano Daniel Elahi Galan.