Cerundolo Vence Carballés Baena e Conquista o Título em Campinas
Em partida com duração de 02h14min, o argentino Francisco Cerundolo venceu por 2 sets a 1 (parciais de 6/4, 3/6 e 6/3) o espanhol Roberto Carballés Baena e conquistou o título do Campeonato Internacional de Tênis 2020.
O jovem jogador, de apenas 22 anos, conquistou o terceiro título ATP Challenger de sua carreira em uma campanha onde, além de Carballés Baena, derrotou também o brasileiro Pedro Sakamoto (6/1 e 6/3), os compatriotas Facundo Mena (4/6, 7/5 e 7/6(0)) e Facundo Bagnis (6/2 e 7/5) e o brasileiro Fernando Meligeni (6/1 e 6/4).
No jogo deste domingo, disputado na quadra central da Sociedade Hípica de Campinas, Cerundolo quebrou o segundo saque de Roberto Carballés Baena marcando 2/1 no primeiro set, mas Baena devolveu a quebra no game seguinte deixando tudo igual em 2/2. No 7° game, Cerundolo quebrou novamente o serviço do espanhol, marcando 4/3. O primeiro set chegou o fim após um ótimo saque do argentino sem defesa para Carballés Baena.
Com uma quebra de serviço em seu favor e o restante do set marcado pelo equilíbrio entre os oponentes, Carballés Baena venceu o segundo set por 6/3, forçando a disputa do terceiro set.
No set decisivo o espanhol impôs a Cerundolo a quebra do seu primeiro serviço e confirmou seu saque na sequência marcando 2/0. No quarto game, o argentino devolveu a quebra de serviço para igualar o jogo em 2/2. Os próximos 3 games foram todos vencidos por Cerundolo. O espanhol confirmou seu saque em 5/3, o que somente atrasou a decisão da partida para o game seguinte quando Francisco Cerundolo confirmou seu saque sagrando-se campeão do torneio.
Pela conquista do título, Francisco Cerundolo somou mais 80 pontos e recebeu US$ 7.200 como premiação. O argentino que iniciou a temporada na 248ª posição no ranking ATP, deve ser classificado como 139º do mundo na próxima edição do ranking.
Pela campanha e resultado, o vice-campeão Roberto Carballés Baena deve subir 5 posições alcançando o 97º lugar na classificação mundial.